quarta-feira, 11 de julho de 2012

Rato-do-cacau

   Com nome científico de Callistomys pictus, o rato-do-cacau é um roedor muito encontrado no estado brasileiro da Bahia. Recebeu esse nome popular por se adaptar muito bem nas plantações de cacau. O animal pesa em média 450 gramas, pode chegar a medir até 62 centímetros possui pelos brancos em seu corpo e uma mancha escura que vai da cauda até a cabeça, se alimenta principalmente de folhas e frutas.

   O rato-do-cacau é um animal onívoro, ou seja, se alimenta tanto de produtos de origem animal quanto de vegetal, e tem hábitos noturnos. Ele pertence à família dos Echimyidae, que constitui alguns tipos de roedores da América do Sul. Esse tipo de roedor já foi considerando como sendo parte dos Isothrix, mas muitos estudiosos consideram a espécie muito distinta dos outros animais que compõem esse gênero.
   A classificação científica do animal é a seguinte: ele pertence ao reino Animalia, do filo Chordata, é da classe Mammalia, da ordem Rodentia, da família Echimyidae e finalmente, do gênero Callistomys. A família Echimyidae constitui os roedores encontrados na América do Sul que possuem o nome popular de ratos-de-espinho.
       

Nenhum comentário: